Combinados

Aniversários

A Festa de Aniversário é para o aniversariante e sua Turma. Esta comemoração é restrita SOMENTE para o grupo festejar, comemorar, brincar, cantar parabéns (INFELIZMENTE EXCLUI a participação de familiares).

Amigos de outras salas podem ser convidados, desde que TODA a TURMA possa participar (“chamar para a festa” somente um, dois amigos/parentes, dificulta a argumentação dos adultos e principalmente DESAPONTA àqueles que deixaram de ser convidados…).

– A PARTIR DESTE ANO OS ANIVERSÁRIOS SERÃO COMEMORADOS SIMBOLICAMENTE: com o envio de um BOLO para cantar os PARABÉNS.

A família que optar por COMEMORAR O ANIVERSÁRIO NA ESCOLA deverá providenciar e entregar:

– BOLO

– VELA DECORATIVA

– BEXIGAS (opcional)

* somente nas seguintes situações poderemos alterar a “Sexta-feira de Aniversários”: PASSEIO ou FERIADOS.

IMPORTANTE:

No formato antigo, o momento do aniversário SUBSTITUIA o lanche.
Atualmente o “bolo passou a ser SIMBÓLICO”, PARA COMEMORAR A VIDA e este passou a ser apenas um COMPLEMENTO do lanche.
Em dia de aniversários, os familiares DEVEM enviar os lanches normalmente.

DOCINHOS poderão ENFEITAR O BOLO. Por serem “DECORATIVOS”, devem ser confeccionados na quantidade mínima de uma unidade por criança.
Para que isso ocorra, deverá ser verificado o número de amigos da turma, evitando que a Equipe tenha que fazer a subdivisão dos doces.

ITENS PARA ANIVERSÁRIOS NA ESCOLA:

OPCIONAIS: bexigas, cenários, toalhas, lembrancinhas, velas; máquinas fotográficas e filmadoras.

OBRIGATÓRIOS: guardanapos, pratinhos e convites (NÃO para estimular o envio de presentes, mas APENAS para sinalizar aos familiares o dia da programação/aniversário do colega).

NÃO PERMITIDOS: presença de familiares; salgadinhos, sucos/refrigerantes

A EQUIPE PEDAGÓGICA SOMENTE FOTOGRAFARÁ OU GRAVARÁ O MOMENTO DO PARABÉNS, CASO OS FAMILIARES FAÇAM A SOLICITAÇÃO E ENVIEM SUAS MÁQUINAS.

Dia do Brinquedo

MINI-MATERNAL – 3ª feiras

MATERNAL – 4ª feiras

JARDIM I – 5ª feiras

JARDIM II E JARDIM III – 6ª feiras

 

Escova de Dentes e Creme Dental


Cada criança deve receber um “saquinho de higiene”, que deverá ser verificado SEMANALMENTE pelos familiares.
Todas as sextas-feiras vocês receberão os “saquinhos de escovação” e deverão checar as escovas de dentes.
O creme dental será de USO COLETIVO e ficará na “caixa de higiene” de cada turma.
À medida que as pastas terminarem, os pais serão avisados.

Festividades


O envolvimento das crianças, nestes eventos, depende da forma como nós promovemos; apresentamos estas festas.
O envolvimento das famílias deve ser integral… as crianças aguardam a participação de vocês!!!
TODAS as festividades estão discriminadas no Calendário – disponível no site da Soletrar.
Fotos dos momentos educacionais são retiradas, para que possamos contemplar a evolução, o envolvimento, e REGISTRAR as vivências.

Guloseimas

Nos anos anteriores compensávamos as restrições de doces e salgadinhos, reservando UM DIA ESPECIAL para contentar os pequenos que apreciavam alguns destes itens/alimentos.

Com o passar o tempo, notamos que foi havendo uma seleção natural, onde os lanches nutritivos se mantiveram como ESCOLHA PRINCIPAL.

A partir de 2016, o DIA DA GUILOSEIMA não acontecerá como programação geral. Cada grupo, na competência e visão de suas educadoras, terá um LANCHE DIFERENTE, que será solicitado para a providência dos familiares, estando este “LANCHE” de acordo com uma programação encaixada no Plano de aula.

Como exemplo: no trabalho de fração, poderão ser solicitados envio de frutas para realizar a divisão e o fracionamento. Uma atividade diferente, gostosa, cujo PROVEITO possa ser, além de nutritivo – PEDAGÓGICO.

Lição de Casa


O objetivo principal desta proposta é promover a “ligação” dos assuntos explorados; das vivências aprendidas na Escola em casa.
Fazendo esta ponte garantiremos que a aprendizagem siga o caminho correto – CIRCULE por todos os espaços e apareça em outros momentos e lugares da vida de criança.
Além disto, a proposta é desafiadora, pois a LIÇÃO será uma prática juvenil/adulta que a criança terá que desempenhar ao longo de sua jornada escolar e de trabalho (incorporação de papéis sociais; responsabilidade mediante ações concretas).

Lista de Materiais


As pastas que seguem para casa indicam que a Escola quer dar um recado; se comunicar com a casa.
É fundamental que os textos sejam retirados e que a pasta RETORNE para a Escola.
As agendas fazem parte da nossa rotina. É fundamental que ela retorne para a Escola, sendo assinaladas/escritas: medicações, detalhes para o dia da criança; pedidos especiais; solicitação de refeições; uniformes, envio de dinheiro…
* é imprescindível que a família comunique, POR ESCRITO NA AGENDA, se a criança necessita de medicação.
Nos casos de febre é fundamental que seja marcada a dosagem e a hora que o antitérmico foi ministrado.

Cardápio

Refeições como ALMOÇOS e JANTARES, a partir das Turmas de Mini-maternal, são oferecidas pela Empresa Papinhas ME.
A contratação é realizada pela família, que faz a opção pela frequência e número de refeições (sazionais e/ou mensais).
Os cardápios são atualizados MENSALMENTE a partir de uma análise baseada na aceitação do público infantil de nossa Escola.

Organograma


Toda a programação da Escola segue uma seqüência diária; um “convite” para aprender a partir dos diferentes desafios apresentados em formato de ATIVIDADES.
Muitas destas atividades dependem da participação direta e/ou indireta da família. Em função desta LIGAÇÃO precisamos que vocês respondam às nossas solicitações, enviando: fotos, sucatas, “lições de casa”, pedidos especiais…
Desde já agradecemos pela cumplicidade e desejamos que esta PARCERIA seja sempre muito produtiva.

Relatórios


Trabalhamos num sistema de “avaliação processual”, o que significa dizer que seu filho(a) será observado durante TODO seu desenvolvimento.
Vocês acompanharão etapa por etapa através dos relatórios SEMESTRAIS.
Além destes relatórios, vocês terão estas DEVOLUTIVAS através de encontros BIMESTRAIS com nossa equipe, pelas “artes enviadas para casa”, pela exposição das “escotilhas do portão”, através da conversa com eles…

Horários


Assim como nós adultos precisamos de ROTINA, nossos pequenos também precisam.
A diferença é que para nós, rotina significa ORGANIZAR TAREFAS NO TEMPO e para eles significa SEGURANÇA, orientação temporal e espacial (organização do time interno).
Por isso é fundamental que as horas de chegadas e saídas sejam respeitadas.
O tempo de tolerância para a criança tomar café com a TURMA será 8:15h, entendendo que este momento além de nutricional é social e crianças costumam partilhar hábitos, comportamentos, que são “imitados” nesta rotina diária.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA: 7:00 – 19:15h.
O tempo de frequência da criança na escola pode variar: 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 horas de permanência.

  • Soletrar

    Rua Francisco Preto, 131

    Vila Sônia, São Paulo, SP

    CEP: 05623-010

    Telefone: (11) 3567-6687