Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

Fga. Simone Lopes – CRFa. 6877-SP – 11 9990-9144 – simonelopes@ajato.com.br

“A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.” (Plenário do CFFa durante a 78ª SPO – março de 2004).
Sou formada há 19 anos pela PUC/SP e minha formação, focada no aspecto social da constituição humana, conduz minha atuação clínica na percepção de que o Homem é um ser social e sua linguagem é, por excelência, a sua mais poderosa ferramenta de relacionamento com o mundo.
Atendo em consultório aos casos de distúrbios de linguagem em geral de crianças, adolescentes e adultos, nunca perdendo de vista a compreensão de que é imprescindível o estudo e a atualização constantes.
Por isso, faço parte da equipe de Reuniões Clínicas dos Distúrbios de Aprendizagem ministradas pela neuropediatra Dra. Saada Ellovitch no Hospital Samaritano, e do grupo de estudos do Processamento Auditivo realizado no NIAPEA – Núcleo Integrado de Assistência, Pesquisa e Ensino em Audição da UNIFESP, sob a supervisão da fonoaudióloga Dra. Liliane Desgualdo Pereira.
Também trabalho como fonoaudióloga voluntária, desde 2010, no Ambulatório de Socialização do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, através da ONG SINAL – Socialização da Infância e Adolescência Laborada, tratando de crianças e adolescentes com transtorno de conduta e transtorno opositivo desafiador.
É com a filosofia de absoluto comprometimento com a excelência nos serviços prestados na área da comunicação humana e a observação clínica de um aumento significativo nos últimos anos dos casos de distúrbios de fala e aprendizado, que desenvolvi um Projeto de Prevenção das Alterações de Linguagem que tem por objetivo propor o estabelecimento de uma parceria de consultoria fonoaudiológica para a Escola Soletrar Interação + Educação, no intuito de proporcionar maior qualidade de vida, de saúde e bem estar aos alunos, pais e professores desta escola.
O Projeto de Prevenção das Alterações de Linguagem envolve as etapas de capacitação, triagem e orientação. A capacitação será destinada aos educadores da pré escola para torna-los aptos e capazes a observar as possíveis alterações de linguagem das crianças. A segunda fase será composta por palestra de orientação aos pais que abordará o desenvolvimento de fala e de linguagem e as alterações mais comuns que ocorrem até os seis anos de idade, bem como dicas de estimulação.
A terceira fase do Projeto de Prevenção das Alterações da Linguagem será a triagem fonoaudiológica das crianças às quais os educadores sugerirem apresentar dificuldades de comunicação e aprendizado.
Em breve a agenda com datas e horários será divulgada.?
Aguardem.

À disposição.

Fga. Simone Lopes
CRFa. 6877-SP
11 9990-9144
simonelopes@ajato.com.br

  • Soletrar

    Rua Francisco Preto, 131

    Vila Sônia, São Paulo, SP

    CEP: 05623-010

    Telefone: (11) 3567-6687