Trabalharmos com a faixa etária iniciando a exploração do ambiente em que vive, para distinguir os diferentes modos de integração em cada ambiente em que irá transitar.
A criança neste contexto irá interessar-se progressivamente pelo cuidado de seu próprio corpo e acabar fazendo as primeiras associações e imitações.
Relacionar-se-á com mais crianças, com professores e com demais profissionais da instituição.
As crianças, nesta faixa etária, serão estimuladas a fim de explorarem e manipularem objetos percebendo suas diferenças. Com tantos estímulos sua linguagem, audição e relações sociais vão se desenvolvendo.
Além destes aspectos a coordenação motora geral, viso-motora e fina, também facilitarão as diferentes experiências que a criança irá realizar.
Com isso a “autonomia” acabará sendo atingida uma vez que a criança irá ter responsabilidades diferentes: organizar, selecionar materiais de uso pessoal e brinquedos da sala.
A possibilidade dos jogos simbólicos, dos jogos sociais, acabará expondo a criança às diferentes experiências, além de emoções diferenciadas que farão com que o “nenê” se transforme em uma “criança pequena”.