Jardim I

Trabalhamos sobre os eixos de aprendizagem, explorando as seguintes áreas de habilidades: LINGUAGEM ORAL/ESCRITA; LINGUAGEM E LÓGICA MATEMÁTICAS; ESTUDO DO MEIO E EXPERIMENTAÇÕES; MOVIMENTO NO ESPAÇO E MEIO E ARTISTAS EM FORMAÇÃO.

Tendo esta base de trabalho, os planos SEMANAIS disporão e trabalharão dando ênfase nesses EIXOS GUIAS.

Os PROJETOS são originários das percepções e funcionamento do grupo + perfil individual + diretrizes + plano de trabalho + apoio pedagógico da *Apostila POSITIVO.

Cada atividade deve promover estímulos, mas principalmente fazer sentido e ter um significado para estes pequenos. Por isso os aspectos sensoriais ainda são a base para essas “assimilações/aprendizagens e caminho das acomodações”.

Fugindo as “ações vazias”, queremos propor ações pensadas e sentidas por estes pequenos. As sensibilidades, percepções, a linguagem das propostas lúdicas concretas, auxiliam estes sujeitos e os fazem ATIVOS neste processo escolar.

Nossas rotinas iniciam com uma GRANDE RODA, onde deliberam-se as ações do dia: a sequência das ações que o grupo irá participar.

Com isso, o grupo discute, ouve, se envolve.

A localização espacial está mais presente e a criança se sente naturalmente mais segura, capaz de cumprir tarefas mais complexas, usando sua força e tamanhos como referências.

As classificações, seriações, ordem e conjuntos, começam a fazer parte das atividades lúdicas e de registro.

Os números se misturam ao critério LETRAS, mas ganham uma importância quando querem demarcar um NOVO e importante MARCO – idade.

As estimativas vão aparecendo para incrementar as hipóteses e iniciar as COLEÇÕES de objetos, brinquedos ou bens monetários.

A criança passa a fazer pequenos cálculos mentais através da operação – ADIÇÃO. As operações de SUBTRAÇÃO e DIVISÃO são impossíveis de se compreenderem no início, pois o mecanismo da partilha foi incorporado, mas PERDER ou EMPRESTAR sem devolução não é racional para este grupo.

Os seres vivos e a natureza são incluídos como “algo que precisam de ATENÇÃO”. Promovemos Campanhas: água, luz; respeitos aos “bichinhos da natureza; cuidado com os bichinhos da natureza (dengue, taturanas), para incrementar e dar mais ênfase nas questões onde envolve CIDADANIA e REFLEXÃO coletiva (MULTIPLICAÇÃO DAS BOAS AÇÕES É DEVER DA EDUCAÇÃO).

As palavrinhas como COMBINADOS E MARCADORES SOCIAIS – obrigada, por favor, com licença, desculpe, SÃO EMPREGUES COM MAIS ENTUSIASMO E COMPREENSÃO.

A reflexão para pensar e observar as coisas do mundo ganha força e a criança começa a conseguir entender o “que é estar no lugar do outro”.

Suas atividades são VALIOSÍSSIMAS e NÃO PODEM SER COPIADAS (o senso de AUTORIA pressupões trabalho, empenho e dedicação e a criança rejeita ser copiada pelo amigo).

Os gêneros femininos e masculinos são REFORÇADOS e separados por brincadeiras, jogos, vestimenta, esportes e costumes.

A linguagem adquire marcadores como “palavras de baixo calão”, tendo que ser conduzidas para longe do contexto escolar (a criança se sente mais adulta e reproduz as falas dos adultos).

IMPORTANTE: Nesta Turma, iniciamos o Projeto da escrita evolutiva – NOME (tarjeta de identificação)

A construção desta escritura registra a passagem das fases. Os nomes também são construídos como as mesmas hipóteses das palavras.

Aqui as letras passam a ser vistas pelo “traço de sonoridade” – FONOLÓGICO e assim cada som será representado por uma letra, que tem um lugar certo para compor o NOME de cada aprendiz.

Mensalmente colhemos esta escritura e a criança também acompanha estes seus registros, e quando ela visualiza este processo é capaz de se corrigir, de admirar sua conquista, de arrumar uma letra que acha que ficou torta, pequena (a criança adquire a percepção de que as coisas não são FIXAS, elas podem modificar. NESTE MOMENTO ela passa a entender o principal objetivo do Projeto ReciclaMundo, onde as coisas podem sofre modificações, serem aperfeiçoadas…).

  • Soletrar

    Rua Francisco Preto, 131
    Vila Sônia, São Paulo, SP
    CEP: 05623-010
    Telefone: (11) 3567-6687
  • FESTA JUNINA 2015 - AVISO IMPORTANTE!!

    • A festa junina não será realizada no dia 13/05
    • Realizaremos a mesma durante a semana.