Trabalhamos sobre os eixos de aprendizagem, explorando as seguintes áreas de habilidades: LINGUAGEM ORAL/ESCRITA; LINGUAGEM E LÓGICA MATEMÁTICAS; ESTUDO DO MEIO E EXPERIMENTAÇÕES; MOVIMENTO NO ESPAÇO E MEIO E ARTISTAS EM FORMAÇÃO.
Tendo esta base de trabalho, os planos SEMANIS disporão e trabalharão dando ênfase nesses EIXOS GUIAS.
Os PROJETOS são originários das percepções e funcionamento do grupo + perfil individual + diretrizes + plano de trabalho + apoio pedagógico da *Apostila POSITIVO.
Cada atividade deve promover estímulos, mas principalmente fazer sentido e ter um significado para estes pequenos. Por isso os aspectos sensoriais ainda são a base para essas “assimilações/aprendizagens e caminho das acomodações”.
Fugindo as “ações vazias”, queremos propor ações pensadas e sentidas por estes pequenos. As sensibilidades, percepções, a linguagem das propostas lúdicas concretas, auxiliam estes sujeitos e os fazem ATIVOS neste processo escolar.
Nossas rotinas iniciam com uma GRANDE RODA, onde deliberam-se as ações do dia: a sequência das ações que o grupo irá participar.
Com isso, o grupo discute, ouve, se envolve.
A localização espacial está mais presente e a criança se sente naturalmente mais segura, capaz de cumprir pequenas tarefas ou executar pequenos comandos verbais: levar recados, papéis, retirar materiais leves.
A matemática e as primeiras estimativas vão aparecendo para incrementar as hipóteses: indicação da idade de alguém, quantidade de objetos na caixa, quantidade de amigos em sala…
Os seres vivos e a natureza são incluídos como “algo que precisam de ATENÇÃO”. Promovemos Campanhas: água, luz; respeitos aos “bichinhos da natureza; cuidado com os bichinhos da natureza (dengue, taturanas), para incrementar e dar mais ênfase nas questões onde envolve CIDADANIA e REFLEXÃO coletiva (MULTIPLICAÇÃO DAS BOAS AÇÕES É DEVER DA EDUCAÇÃO).
As palavrinhas como COMBINADOS E MARCADORES SOCIAIS – obrigada, por favor, com licença, desculpe, SÃO EMPREGUES COM MAIS ENTUSIASMO E COMPREENSÃO.